àrea de cliente
menu
home page / eletricidade / informações / poupança energética
Informações
Eletricidade

Acabe com o stand-by.
É confortável carregar no botão do comando da televisão e esta desligar-se, mas é uma fonte de consumo inesgotável e, ao contrário do que pensa, não é insignificante. Segundo o site EcoCasa, o consumo anual médio em stand-by estimado para cada lar corresponde a um peso de cerca de 5,2% na fatura energética anual.
 

Troque as lâmpadas.
Estima-se que a iluminação seja responsável por cerca de 10% da fatura de energia. Esta situação deve-se, em grande parte, à utilização de lâmpadas incandescentes. Se é o seu caso, troque-as por lâmpadas fluorescentes compactas e tenha uma iluminação mais eficiente e amiga do ambiente.

 

Informe-se antes de comprar.
Vai comprar eletrodomésticos? Para saber quais os equipamentos mais eficientes à venda no mercado português, consulte o site Topten, que disponibiliza informação detalhada sobre os modelos mais eficientes em várias categorias de equipamentos.

 

Modere o aquecimento.
No Inverno, o aquecimento absorve cerca de 25% dos custos com a energia doméstica. Aprenda a moderar esta despesa ao não aquecer mais do que o necessário. O simples facto de regular o termóstato para 20 graus em vez 22 permite-lhe poupanças elevadas no consumo.

 

Cuidado com o frigorífico.
O frigorífico é uma peça imprescindível em casa, mas está sempre ligado. Para que não se torne num monstro de consumo, há alguns cuidados que pode ter, como por exemplo, não o colocar junto de uma fonte de calor ou num sítio com exposição solar. Regule o termóstato entre os 4 e os 7 graus. Descongele regularmente o frigorífico, pois o gelo aumenta o consumo do seu eletrodoméstico. Os frigoríficos ecológicos mais recentes (classe A, A+ e A++) permitem poupar entre 40% a 60% de energia.

 

Programas económicos na loiça.
Ao utilizar um programa económico da sua máquina de lavar loiça (50ºC a 55ºC), em vez do programa normal (65ºC) diminui o consumo de energia em 25%. Este programa é bom para a loiça que não está muito suja. Quando precisar de uma lavagem mais profunda, utilize o programa de lavagem intensiva.

 

Controle-se com o forno elétrico.
Os fornos recentes consomem bem menos do que os antigos, pois já vêm com sistema de ventilação, mas fique com três dicas preciosas para poupar: evite o pré-aquecimento, uma vez que os fornos já aquecem depressa e o benefício é pouco significativo. Utilize a função grill só quando for estritamente necessário, pois a resistência consome até duas vezes mais. Por fim, evite instalar o forno ao lado de um frigorífico ou arca congeladora.

 

Desligue o fogão elétrico.
Se utiliza um fogão elétrico, procure cozinhar em panelas apropriadas, planas e sem deformação. Caso contrário, o consumo pode aumentar até 50%. Outro truque é desligar os discos elétricos cerca de 5 minutos antes de as refeições mais demoradas estarem terminadas, dado que se mantêm quentes durante algum tempo.

 

Máquina de lavar roupa.
O consumo elétrico de uma máquina de lavar roupa depende muito da temperatura selecionada. Tendo em conta o bom desempenho dos novos aparelhos, já raramente necessita utilizar os programas de 90-95ºC. Espere até ter roupa suficiente para uma máquina completa, em vez de fazer duas meias cargas. Uma máquina cheia consome quase tanto como uma meia carga.


 

linha de avarias elétricas 800 506 506 gratuita 24h (edp distribuição) apoio comercial eletricidade 272 089 333 dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h
subscreva
a nossa newsletter
Receba no seu email, informações sobre eletricidade e energias naturais!
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
ENAT - COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E ENERGIAS NATURAIS, LDA © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Site by bomsite.com