Como funciona o autoconsumo?
A unidade de produção para autoconsumo (UPAC) permite produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para o abatimento da fatura de eletricidade. Particulares, condomínios e empresas podem usufruir das UPAC.
As unidades de autoconsumo produzem eletricidade preferencialmente para satisfazer as necessidades de consumo. A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede. O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico na instalação elétrica ocorre apenas quando existe consumo. A energia excedente é injetada na rede elétrica de serviço público.
Requisitos:
Se o produtor não quiser vender o excedente à rede, vai necessitar de um aparelho que limite a injeção de potência.
> Autoconsumo sem acumulação (Autoconsumo Natural) (Exemplo)
> Autoconsumo com acumulação (Exemplo)
Se a UPAC produzir anualmente mais do que o necessário para o local de produção, a injeção da energia não consumida na rede pública não será remunerada.
Os registos e taxas junto do SERUP diferem tendo em conta a potência a instalar.
Com a nova legislação, o regime que faz
mais sentido é o autoconsumo, uma vez que os valores de poupança são mais elevados (esse valor envolve preço por kW + IVA + imposto especial de consumo de eletricidade).
|
|
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
|