àrea de cliente
menu
home page
perguntas mais frequentes

Mercado livre significa que os consumidores de eletricidade podem escolher o seu fornecedor e que os preços praticados são determinados pelo comercializador, ao invés dos fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Como consumidor em mercado livre, tem a possibilidade de mudar de comercializador de energia a qualquer momento, sem qualquer custo associado ao processo de mudança.

Entidade Reguladora do Serviços Energéticos A ERSE é a entidade responsável pela regulação dos sectores do gás natural e da electricidade. É da sua competência a publicação trimestral dos preços regulados, nomeadamente, da tarifa de acesso às redes e da tarifa transitória de venda a clientes finais.. website: www.erse.pt Operador da Rede de Distribuição O Operador da Rede de Distribuição é uma entidade independente dos comercializadores que assegura a entrega da energia em baixa tensão na sua casa ou empresa. As suas funções são a leitura e disponibilização de dados de contagens, ligações à rede, mediação e qualidade de serviço técnico. website: www.edpdistribuicao.pt Operador da Rede de Transporte A REN - Redes Energéticas Nacionais opera a Rede Nacional de Transporte (RNT) que liga os produtores aos centros de consumo, assegurando o equilíbrio entre a procura e a oferta de energia. A sua concessão inclui o planeamento, a construção, a operação e a manutenção da RNT, abrangendo ainda o planeamento e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional para assegurar o funcionamento harmonizado das infra-estruturas que o integram, assim como a continuidade de serviço e a segurança do abastecimento de eletricidade. website: www.ren.pt

- Para uma Potência contratada igual ou superior a 10,35 kVA: 31 de Dezembro de 2014 - Para uma Potência contrata inferior a 10,35 kVA: 31 de Dezembro de 2015

O processo de mudança de comercializador é gratuito e sem interrupção de fornecimento. Apenas precisa de assinar contrato com a ENAT, e nós tratamos do resto.

Quando realiza um pedido de mudança de comercializador pode alterar a potência contratada e/ou trocar a tarifa contratada (simples, bi-horário, tri-horário) sem qualquer custo.

Sim, não existe período de fidelização, sendo possível mudar a qualquer momento.

As leituras podem ser comunicadas pelo telefone 800 507 507 ou através da sua área reservada no nosso website

O Operador da Rede de Distribuição (EDP Distribuição) é uma entidade independente de todos os comercializadores que assegura as intervenções no local de consumo. Em casa de falha de energia deverá contatar o número 800 506 506.

Na tarifa simples o preço da eletricidade é constante, enquanto que na tarifa bi-horária o preço varia conforme a hora do dia. Esta última é mais económica para os clientes que consumam pelo menos 40% da eletricidade no período de Vazio. Consulte os períodos em planos e tarifas.

Existem dois períodos: Vazio (económico) e Fora de Vazio. As horas a que estes funcionam dependem do ciclo escolhido: diário ou semanal. Consulte a tabela dos períodos horários.

A tarifa social é aplicável aos clientes de eletricidade que se encontrem numa situação de carência socioeconómica, comprovada pelo sistema de segurança social. Pode obter este desconto, os clientes que sejam beneficiários de uma das seguintes prestações sociais: > Complemento solidário para idosos; > Rendimento social de inserção; > Subsídio social de desemprego; > Abono de família; > Pensão social de invalidez; > Pensão Social de velhice; > Clientes cujo agregado familiar tenha um rendimento anual inferior ao rendimento anual máximo fixado na legislação. Os beneficiários deste desconto terão ainda que reunir as seguintes condições: > Ser titular de um contrato de fornecimento de energia elétrica; > O consumo de eletricidade ser doméstico, em habitação permanente; > Ter instalação com potência contratada inferior ou igual a 6,9 kVA;

Pode aderir à Tarifa Social e ao ASECE, na eletricidade, solicitando junto das instituições de segurança social competentes e/ou da Autoridade Tributária e Aduaneira um comprovativo da sua condição de beneficiário da condição de acesso aplicável. O comprovativo depois deverá ser entregue à ENAT por via eletrónica ou numa das lojas. Após receção do seu pedido, a ENAT valida com a Segurança Social e/ou Autoridade Tributária e Aduaneira o acesso aos apoios referidos.

linha de avarias elétricas 800 506 506 gratuita 24h (edp distribuição) apoio comercial eletricidade 272 089 333 dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h
subscreva
a nossa newsletter
Receba no seu email, informações sobre eletricidade e energias naturais!
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
ENAT - COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E ENERGIAS NATURAIS, LDA © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Site by bomsite.com