àrea de cliente
menu
home page / produtos / sistemas fotovoltaicos / pre - produção em regime especial
Sistemas Fotovoltaicos
Produtos

Produção em Regime Especial (PRE) 

Considera-se produção em regime especial (PRE) a produção de energia elétrica através de recursos endógenos, renováveis e não renováveis, de tecnologias de produção combinada de calor e de eletricidade (cogeração) e de produção distribuída.

As vantagens ambientais e a diminuição da dependência externa têm justificado a existência, há já vários anos, de um regime de apoio à PRE. Em consequência deste regime, a evolução da energia entregue à rede deste tipo de produção tem sido muito significativa, com especial destaque para a produção eólica e para a cogeração. Em 2014, a PRE contribuiu em cerca de 45% para a satisfação do consumo (valor que sobe para cerca de 75% se forem contabilizados também os grandes aproveitamentos hidroelétricos).

A definição da política energética em Portugal é da responsabilidade do Governo, nomeadamente através da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Porém, no domínio da PRE, existem algumas matérias sobre as quais a ERSE detém competências atribuídas legalmente, designadamente no âmbito dos custos induzidos nas tarifas, da influência na formação dos preços no mercado, do impacte no planeamento e exploração das redes elétricas e da rotulagem de energia elétrica. Decorre destas competências a necessidade de acompanhamento da evolução da PRE por parte da ERSE, no âmbito da qual se publica a presente informação.

 


 

linha de avarias elétricas 800 506 506 gratuita 24h (edp distribuição) apoio comercial eletricidade 272 089 333 dias úteis das 9h às 19h
subscreva
a nossa newsletter
Receba no seu email, informações sobre eletricidade e energias naturais!
ENAT - COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E ENERGIAS NATURAIS, LDA © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Site by bomsite.com